Vereadoras da Procuradoria da Mulher visitam Secretaria Municipal de Saúde

por Gabinete de Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação Social publicado 11/05/2022 16h20, última modificação 11/05/2022 16h35
Objetivo do encontro foi levantar a rede de serviços voltados às mulheres

As vereadoras Carlinda Tinôco (Republicanos) e Janete Rocha Pietá (PT), integrantes da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Guarulhos, visitaram a Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (10). Elas apresentaram demandas e também pediram esclarecimentos e orientações sobre os serviços da rede municipal voltados às mulheres.
A procuradora Especial, Carlinda Tinôco, destacou a importância da visita e o diálogo com a Secretaria. “Hoje podemos entender o que acontece nas redes de saúde em relação à saúde da mulher. Foi muito gratificante porque são pontos esclarecedores, pois a saúde da mulher tem muita importância na cidade de Guarulhos”, disse.
Carlinda destacou o fato de que no próximo dia 28 de maio será celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. “Temos recebido algumas demandas através da Procuradoria da Mulher e hoje viemos aqui esclarecer para tentar, de uma forma legítima, ajudar essas mulheres que nos procuram, principalmente mulheres que sofrem violência doméstica”, disse.
O Dia Internacional é uma forma de conscientizar a sociedade sobre problemas de saúde comuns na vida das mulheres. A vereadora Janete Rocha Pietá enfatizou a necessidade de orientar a população sobre os serviços de saúde disponíveis. “A Procuradoria Especial da Mulher tem que fazer um informativo sobre a Saúde da Mulher”, disse. Segundo ela, é necessário ter um material que aponta os passos a serem seguidos por mulheres grávidas, ou com doenças específicas de gênero, ou mesmo, sobre laqueadura. “É um processo que envolve um grupo de técnicos para dar suporte à mulher e a Procuradoria pode investir em informação. Temos que buscar mais estrutura para o Município ao nível do Estado”, concluiu.
O secretário Municipal de Saúde, Ricardo Rui, fez um balanço sobre os serviços voltados à saúde da mulher. “A gente procura dar o atendimento desde a parte básica até o parto humanizado. Temos estruturado nossa rede básica e nossa rede de exames”, informou. Segundo Rui, em breve será inaugurado um mamógrafo de ultima geração, digital, que vai proporcionar a realização de 60 exames por dia, no Cemeg (Centro de Especialidades Médicas) do Jardim São João. “Temos que avançar em outros setores, principalmente em parceria com a Procuradoria Estadual, para atender na questão da violência contra a mulher”, disse.

Para acessar a galeria de imagens completa do evento clique aqui

Foto: Karina Yamada