Solenidade encerra a 16ª edição do Selo Ambiental

por Gabinete de Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação Social publicado 01/07/2022 14h25, última modificação 04/07/2022 13h12
Iniciativa é uma parceria da Câmara Municipal e da Prefeitura de Guarulhos
Em parceria da Câmara Municipal com a Prefeitura de Guarulhos, a solenidade da 16ª edição do Selo Ambiental de Guarulhos foi realizada, na noite de quinta-feira (30), no Centro Universitário Eniac. Comemorando vinte anos de criação do Selo, o evento contou com a participação do vereador Edmilson (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente, de Luiza Cordeiro, ex-vereadora e idealizadora do Selo Ambiental, do secretário de Meio Ambiente Abdo Mazloum, do vice-prefeito Jesus Roque de Freitas, do vereador Thiago Surfista (PSD), que já foi secretário de Meio Ambiente e de outras autoridades.  

Edmilson afirmou que o Selo Ambiental não é voltado apenas para ambientalistas, professores, técnicos ou para a classe política. “É um evento que envolve a cidade, para a gente parar, pelo menos um ou dois dias, e refletir sobre o que temos feito pelo meio ambiente em Guarulhos”, ressaltou. O parlamentar acredita que o selo é um modo exercer uma gestão participativa na construção de políticas públicas voltadas para o meio ambiente no município.  

Luiza Cordeiro, ex-vereadora e criadora do projeto que originou o Selo Ambiental, disse desejar que essa iniciativa possa, um dia, ser feita também a nível estadual e nacional. “Ao longo desses vinte anos, deu para a gente ver e expor para a cidade muitas iniciativas de sustentabilidade extremamente importantes.” 

O secretário Abdo Mazloum lembrou que a 16ª edição do Selo Ambiental foi promovida depois de dois anos sem realização do evento por conta do isolamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus. “Viemos esse ano, não como das outras vezes, mas com uma expectativa boa. Foram apresentados alguns projetos e isso é importante para que a gente possa sempre continuar lutando pela sustentabilidade e pelo meio ambiente. Isso é muito importante. O resultado é positivo e não devemos parar”, completou.   

O vereador Thiago Surfista (PSD), que já foi secretário de Meio Ambiente, alertou que cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de toda a sociedade. “O Selo Ambiental é uma ferramenta para transmitir à sociedade as coisas que vêm acontecendo com a evolução tecnológica, projetos novos e ideias novas”, disse o parlamentar. 

Para o vice-prefeito Jesus Roque de Freitas, o selo contribui para projetos relevantes na cidade e para o fomento de novas iniciativas ambientais. “Um evento como esse e a participação de todos só engrandece e contribui para iniciativas de preservação e defesa da sustentabilidade do município.” 

Durante a cerimônia, o Plano Municipal de Mudanças Climáticas foi apresentado pela bióloga Solange Duarte, funcionária da Secretaria de Meio Ambiente. Na parte da tarde, foram ofertadas oficinas com os seguintes temas: participação popular na formulação de políticas públicas ambientais; potencial da biodiversidade de Guarulhos para a sustentabilidade no município; captação de recursos para projetos socioambientais e sustentabilidade na prática.  

Acesse a galeria completa de imagens da solenidade, clicando aqui.